quinta-feira, 22 de julho de 2010

Torta Festival com Pão de Fôrma

Pra estreiar no blog, vou postar uma receita simples, muito gostosa e econômica.

A história dessa "torta" remete à minha infância mineira, quando eu ia com meus pais para Ibertioga - assim, com I mesmo - durante o Festival do Carro de Boi (pois é, né!! ). E é por isso que essa torta tem esse nome.

Como ia sempre uma galera pra lá nessa época, era um lanche que as tias da minha mãe faziam pra receber toda família. Receita gostosa, fácil de fazer e sem gastar muito.

Anos depois senti uma mega vontade de comer essa torta de novo, e não foi muito difícil "veganizar" a receita original.

Preparei a receita com a sugestão dos meus ingredientes favoritos, mas essa torta é bem versátil e você pode utilizar o que tiver na geladeira para fazer. Espero que gostem!

Minha versão vegan teve direito até a decoração brega com tomate que tinha a Torta Festival original! rs

Ingredientes
  • 1 pacote de pão de forma (vegan, claro) - você pode comprar aqueles sem casca e/ou com o corte horizontal.
  • 1 pacote de batata palha
  • 1 vidro de maionese vegetal
  • 2 cenouras raladas bem finas
  • 2 tomates picados em quadradinhos bem pequenos
  • 200g de glutadela ralada (opcional)
  • 1 vidro de azeitonas verdes fatiadas
  • 1 lata de milho verde
  • 50 a 100g de uva passas (opcional)

Modo de Preparo

  1. Com uma faca retire com cuidado toda a casca do pão de forma e reserve. Reserve também metade da maionese e da batata palha para decorar.
  2. Em uma vasilha, misture metade da maionese com todos os outros ingredientes, exceto o pão, até que fique com uma textura de salpicão para fazer o recheio.
  3. Você pode utilizar outros ingredientes ou proporções diferentes de acordo com sua preferência, o único cuidado é não deixar o recheio "molhado" demais para não desmanchar a torta.
  4. Com o recheio pronto, escolha um prato quadrado, forma ou tabuleiro para montar a torta. De preferência, já faça a montagem no mesmo recipiente que você pretende servi-la.
  5. Faça a primeira camada com pão de forma (nessa versão eu utilizei 4 pães por camada). Em seguida, faça uma camada de recheio, espalhando cuidadosamente em cima do pão. Faça isso até acabar pão e recheio, lembrando que a última camada também precisa ser de pão.
  6. Ajuste a montagem, e pressione um pouco a torta na parte de cima e nas laterais para compactar tudo.
  7. Cubra com a maionese restante e depois decore com a batata palha.
A torta já está pronta a partir desse ponto, mas ela sempre fica muito mais gostosa depois de passar algumas horas na geladeira, quando ela resseca um pouco e os ingredientes se misturam melhor...

PS 1: Sei que essa receita foi muito simples, e nenhuma grande descoberta... Mas nem só de coisa sofisticada vive a cozinha!
PS 2: Sorry pela foto que realmente é lastimável, mas é melhor foto ruim do que foto nenhuma! ahaha
PS 3: Se ficou alguma dúvida, não hesite em utilizar a área de comentários para perguntar. Se não gostaram do formato, ou se tá mal explicado não hesite em usar a mesma área pra reclamar tb! =)
PS 4: Chega de PS's! ahaha

;)

2 comentários:

Anônimo disse...

oba! esperando ansioso por mais receitas! prevejo um bom futuro pro blog! :D

Clarissa disse...

Minha avó fazia essa receita também, chamava "Turbante de pao" e eu amava! Cada camada de uma cor, com beterraba, espinafre, cenoura e milho, senao me engano.
Deu saudades e pude sentir aquele gostinho de infancia aqui.
Valeu pela receita e pela ideia, eu vou fazer! :)

Postar um comentário