Mostrando postagens com marcador jantar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jantar. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sopa de legumes

FFFFrrriiiiiiiooooo, então: sopa!
Minha preferida é a de ervilha ou tomate, masvão ficar pra outro dia, hoje vai ser de legumes mesmo!
Como feijão, eu exagero quando faço sopa, é fácil de congelar e dura muito, mas a receita é fácil de diminuir.

Ingredientes:
2 batatas grande
2 cenouras grande
2 cebolas grandes
1 maço de alho poró
1 maço de couve
3 cubinhos de caldo de legumes
1 colher de sopa de alho
Salsinha e cebolinha

Descasque a batata e a cenoura e pique em cubinhos. Coloque para cozinhar um pouco. Enquanto isso lave a cebola, couve e o alho, pique em tiras.
Depois que a batata e cenoura estiverem mais macias coloque no liquidificador até cobrir de agua. Frite o alho e a cebola no azeite, adicione os cubinhos de caldo de legumes e refogue a couve e o alho poró.
Bata os legumes no liquidificador, adicione as verduras refogadas e bata mais um pouco.
De volta na panela de pressão, deixe alguns minutos apurando no fogo médio, por fim adicione pimenta, salsinha e cebolinha picada a gosto.
O ideal seria servir dentro de um pão Italiano, mas uma tigela com torradas também serve.

Em sopas geralmente temos muita liberdade para inovar, trocar legumes e temperos, o segredo é temperar bem. Fiz o que tinha na geladeira, use a criatividade.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arroz, Feijão & Bife

Toda vez que você é "obrigado" a contar que é veg(etari)ano vem sempre um batalhão de perguntas irritantes mas a mais besta é "você come só salada?". Minha vontade é de dizer "lógico q não! não tá vendo que eu sou gorda?", mas optei por tentar explicar que tenho muitas opções não só saudáveis e sem crueldade como também de comidinhas calóricas cheias de gordura e quase sem valor nutricional, aka junk food.
Mas e a comidinha do dia a dia? aquela que todo brasileiro adora? Sim, também temos a nossa versão! E, pra quem não entende nada de cozinha vegan, preparar arroz, feijão e bife soa como uma mentira! Mas é gostoso, livre de crueldade e tem gostinho de infância se servir com batata frita e salada de tomate!

ARROZ BRANCO

1 xícara de chá de arroz (prefira aqueles que não precisa escolher e lavar)
2 e 1/2 xícaras de chá de água fervente
1 dente de alho amassado
1 cebola picadinha
sal
2 colheres de sopa de óleo de soja

Modo de preparo
aqueça o óleo numa panela e frite o alho e a cebola até dourar; acrescente o arroz e frite um pouco mais; adicione a água fervente e sal à gosto! cozinhe em fogo médio até secar a água toda a água; tampe e aguarde aproximadamente 10 minutos antes de servir! - receita para 2 pessoas!

FEIJÃO

2 xícaras de chá de feijão previamente escolhido e lavado
água, muita água!
folhas de louro
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
sal
4 colheres de sopa de óleo de soja
tofu defumado (opcional)

Modo de preparo
deixe o feijão de molho com bastante água por umas 12 horas (isso facilita o cozimento e se quiser deixar o feijão menos "pesado para o seu intestino", troque a água algumas vezes; isso ajuda a liberar algumas substâncias que causam flatulência); escorra a água e coloque o feijão numa panela de pressão e complete com água até 2/3 da capacidade da panela; coloque as folhas de louro, tampe e cozinhe por aproximadamente 20 minutos; desligue a panela , espere sair totalmente a pressão antes de abrir e experimente para ver se está cozido (se não, coloque um pouco mais de água,tampe novamente a panela e cozinhe por 5 minutos ou até ficar molinho).
em outra panela, aqueça o óleo e frite a cebola, o alho e o tofu defumado até dourar; acrescente 2 conchas de feijão e deixe fritar um pouco (isso ajuda a engrossar o caldo, segundo minha mãe) e adicione essa mistura na panela que cozinhou o feijão; se estiver com pouca água, acrescente até ficar um pouco acima do nível dos grãos, coloque sal à gosto e deixe ferver em fogo médio até o caldo engrossar um pouco e... está pronto!
observação: se achar que é muito, pode separar as porções em potinhos e congelar temperado mesmo! quando quiser comer de novo, descongele no microondas ou deixe na geladeira de um dia para o outro.

BIFE

4 bifes de soja hidratados ou 4 fatias de 1cm de espessura de tofu firme
sal
1 cebola grande em rodelas
1 colher de óleo de soja
shoyo
salsinha e cebolinha (opcional)

Modo de preparo
tempere os bifes com sal à gosto e frite-os dos dois lados numa frigideira antiaderente até que fiquem bem torradinhos (não queimados!); reserve; aqueça o óleo e frite a cebola até dourar; acrescente um pouco de shoyo e abaixe o fogo; deixe fritar um pouco, apague o fogo e acrescente a cebolinha e a salsinha; coloque sobre os bifes e sirva com o arroz, o feijão e uma saladinha de folhas, tomate e cebola!!!