Mostrando postagens com marcador batata. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador batata. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sopa de legumes

FFFFrrriiiiiiiooooo, então: sopa!
Minha preferida é a de ervilha ou tomate, masvão ficar pra outro dia, hoje vai ser de legumes mesmo!
Como feijão, eu exagero quando faço sopa, é fácil de congelar e dura muito, mas a receita é fácil de diminuir.

Ingredientes:
2 batatas grande
2 cenouras grande
2 cebolas grandes
1 maço de alho poró
1 maço de couve
3 cubinhos de caldo de legumes
1 colher de sopa de alho
Salsinha e cebolinha

Descasque a batata e a cenoura e pique em cubinhos. Coloque para cozinhar um pouco. Enquanto isso lave a cebola, couve e o alho, pique em tiras.
Depois que a batata e cenoura estiverem mais macias coloque no liquidificador até cobrir de agua. Frite o alho e a cebola no azeite, adicione os cubinhos de caldo de legumes e refogue a couve e o alho poró.
Bata os legumes no liquidificador, adicione as verduras refogadas e bata mais um pouco.
De volta na panela de pressão, deixe alguns minutos apurando no fogo médio, por fim adicione pimenta, salsinha e cebolinha picada a gosto.
O ideal seria servir dentro de um pão Italiano, mas uma tigela com torradas também serve.

Em sopas geralmente temos muita liberdade para inovar, trocar legumes e temperos, o segredo é temperar bem. Fiz o que tinha na geladeira, use a criatividade.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Salada de Batata com Maçã Verde.

Quando virei vegan, em 1999, eu não sabia nem ferver o leite (ok, sabia... mas sempre o leite fervia quando eu tirava os olhos da leiteira e sujava o fogão todo). Daí como eu não comia mais nada do que era feito na minha casa eu tive que aprender na raça a cozinhar e a primeira coisa que eu fiz que ficou realmente boa foi essa salada de batata com maçã verde. Mas óbvio que não ficou boa na primeira tentativa, eu não sabia cozinhar batata. Não descasquei e fiz a maior lambança... Mas vamos pular essa parte e partir pro que interessa, a receita!

Ingredientes

1 Batata grande (ou 2, depende da sua fome)
1 Maçã verde
Maionese (aquela da superbom que é vegan)
Salsinha
Sal

Modo de preparo

Descasque a batata e pique-a em cubinhos e coloque pra cozinhar (Pra quem não sabe como cozinhar, assim como eu não sabia, é simples. Coloca os pedaços da batata numa panela com água até cobrir a batata, tampa a panela e coloca no fogo. Ah... Coloca um pouco de sal junto). Descasque a maçã e pique-a nuns cubinhos mais ou menos do mesmo tamanho dos da batata. Quando a batata estiver cozida (Não sabe ver isso? É simples, basta espetar um garfo e ver se já está com a consistência das que você costuma comer) tire-a do fogo, deixe esfriar e coloque numa travessa de vidro, junto com a maçã picada. Misture a maionese, a salsinha e pronto. Simples, não? Se achar que é pouco ou se você não for comer sozinho é só cozinhar mais batatas, ok?